A próstata é uma glândula exclusivamente masculina, de suma importância, que faz parte tanto do trato genital quanto urinário. Quando o homem vai urinar, a urina sai da bexiga e passa por um canal no interior da próstata (uretra prostática), antes de alcançar o pênis (uretra peniana) e então sair do corpo.
À medida que envelhecemos, a próstata aumenta gradualmente de tamanho, em alguns homens mais, em alguns homens menos. A esse fenômeno damos o nome de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), popularmente chamada de “próstata inchada”. Com isso, por volta dos 50-60 anos de idade, o canal da urina no interior da próstata pode começar a ficar estreito, e vários sintomas urinários podem surgir: jato urinário fino e interrompido, dificuldade para iniciar o jato, dor ao urinar, esvaziamento incompleto da bexiga, necessidade de ir ao banheiro com muita frequência (inclusive à noite, prejudicando o sono), infecção de urina, entre outros.
– Após uma avaliação completa do paciente, inclusive para afastar outros problemas associados, pode ser indicado algum tratamento, seja ele medicamentoso ou cirúrgico.
A cirurgia de ressecção endoscópica da próstata é feita sem cortes, introduzindo-se um equipamento no interior da uretra do pênis, por onde retiramos vários fragmentos do interior da próstata para aumentar o diâmetro do canal urinário, dessa forma amenizando ou resolvendo os sintomas citados acima. É uma cirurgia com recuperação rápida e praticamente indolor, levando a altos níveis de satisfação no pós operatório.