Os homens que não foram circuncisados na infância possuem um pequeno segmento de pele que recobre a glande (a “cabeça do pênis”) em parte ou totalmente, chamado prepúcio. O prepúcio é composto por uma pele fina e elástica, permitindo que o homem a puxe para trás facilmente e exponha totalmente a glande, para higiene do pênis, por exemplo.
Em alguns homens, ocorre a fimose, que é um estreitamento anormal da pele, formando muitas vezes um “anel”, impedindo sua retração para trás da glande. Com isso, o paciente pode apresentar alguns problemas, como dificuldade de higienização, acúmulo de secreção, dor durante as relações sexuais, inflamação do prepúcio e da glande (balanopostite).
O tratamento da fimose então se baseia na retirada cirúrgica desse segmento de pele (o prepúcio), cirurgia que chamamos de postectomia. Trata-se de uma cirurgia de pequeno porte, geralmente com anestesia local, não durando mais que 1h e com rápido retorno às atividades diárias. Com isso, a glande passa a ficar sempre exposta, facilitando sua higienização, reduzindo a inflamação e os traumas durante as relações sexuais, por exemplo.